Tecnologia/Gadgets
8 meses (janeiro - julho)
USA
O caminho que o cliente percorria até à venda estava com demasiadas distrações e formas de voltar atrás no avanço da compra.
Devido à falta de estrutura do processo de vendas, o negócio não estava a crescer.
Não havia uma estrutura para recuperar e transformar curiosos em clientes.
Antes de entrarmos o cliente já estava nos 6 dígitos de faturação altos.
O cliente está no mercado faz 7 anos, possui um grande conhecimento sobre o seu cliente alvo e tem um alto conhecimento sobre gestão de negócios. É importante referir que antes de nós entrarmos o mesmo já tinha uma equipa de 5 membros a full-time.
O nosso trabalho foi coordenar essas pessoas e implementar um sistema de vendas que entregasse previsibilidade nas vendas, que fosse 100% escalável e indica-se de forma concreta para onde está a ir o dinheiro e de onde está a vir.
Antes de iniciar o trabalho foi preciso criar as condições necessárias para que fosse possível analisar os resultados que fossem obtidos.
Desta forma, preparámos, Google Analytics, Facebook Pixel, Hotjar e uma App para tracking criada por nós chamada DDUA – APP. Desta forma conseguimos analisar em menos tempo o que precisámos de compreender,os pontos de entrada de forma mais simples e compreender o que vende, onde vende e a que tipo de pessoas são vendidos os produtos.
O sistema que criámos tem por base 3 pontos fundamentais.
Para que isso aconteça, foi necessário focar todo o negócio apenas em 2 ações:
O cliente já tinha uma boa quantidade de tráfego orgânico.
Dessa forma, criámos campanhas publicitárias pagas, Facebook e Google para conseguirmos colocar em loop todos os potenciais clientes e acompanhá-los até ao momento de decisão de compra.
Foram também criadas campanhas de prospeção para alcançar novos potenciais clientes todos os dias.
Fazendo isto, conseguimos garantir que as campanhas de re-engagement e retargeting, as que são usadas para manter em loop os potenciais clientes, nunca “secassem”.
Utilizando o ActiveCampaign, foram criadas segmentações de forma a agrupar os clientes mais valiosos que o negócio já tinha.
Depois de sabermos quem dava mais dinheiro ao negócio a equipa do cliente entrevistou uma amostra dos mesmos para encontrar padrões comuns, algo como desejos, ambições, limitações, etc.
Com base na pesquisa feita compreendemos que havia espaço para criar um modelo de subscrição à volta dos produtos vendidos.
Este novo produto tem o valor de 29$/mês e oferece:
Houve uma adesão em torno de 800 pessoas, o que fez criar um incremento financeiro mensal superior a 23.000$.
Criámos também um funil de “follow up” via email com foco na venda deste produto de subscrição mensal.
Por fim, foram aplicados vários funis de FollowUp via email com em incentivar a recompra por partes dos clientes de novos produtos.
Quando começámos o cliente não tinha o Google Analytics instalado. Como consequência o Enhanced Ecommerce também não estava disponível.
Desta forma, a equipa do cliente teve de analisar à mão os ficheiros de Excel com os registos das compras assim como cruzar com as informações do Woocommerce para garantir que os 20% de produtos mais vendidos eram de facto os mais vendidos.
Quando obtivemos o resultado foram escolhidos os 3 produtos mais vendidos e foram criadas páginas de oferta específicas para cada um dos produtos.
As 2 primeiras tentativas correram de forma pouco satisfatória.
Havia cliques nos anúncios, mas uma grande quebra na página do produto. O que significa que o problema estava na página de oferta. Para resolver o problema, criou-se um grupo no WhatsApp com os melhores clientes e fez-se uma videochamada com os mesmos onde individualmente cada cliente partilha o seu feedback sobre a página de oferta do produto.
Depois de fazer os ajustes mencionados pelos clientes, voltámos a rodar os anúncios e as vendas começaram a rolar.
Sempre que se fala de escala de negócio existem 4 pontos que têm de estar 100% alinhados. Só dessa forma se consegue ter um sistema que entrega vendas de forma previsível e 100% escalável.
Para se criar o sistema de vendas em causa são necessários seguir os 4 passos seguintes.
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Existem 2 formas de aplicar este tipo de sistemas:
Este caminho é equiparável a tentar adivinhar o código do cadeado por tentativa e erro. Fica a nota que existem mais de 10.000 combinações possíveis para um cadeado de 4 dígitos.
Pode ser que daqui a uns milhares de euros gastos e 1 ou 2 anos encontres a combinação correta.
Consiste em perguntar o código a quem o tem e obter os resultados de forma mais rápida, segura e eficiente.
Ideal para quem quer poupar recursos e tempo.
Clica no botão abaixo para saberes como aumentar as tuas vendas.
Assiste ao vídeo para compreender o que tens para conseguir esse resultado.