Pessoas tem mais poder de influência do que marcas

Vamos falar da importância da influência das pessoas nos negócios e eu quero começar com uma reflexão simples sobre o assunto. 

O que você acha que causa mais impacto? 

  • A manifestação de uma marca, seja ela um post patrocinado, um outdoor ou panfleto.
  • Um amigo te fazendo uma recomendação sobre um lugar super legal que ele foi no final de semana, te contando em detalhes como aquele ambiente atendeu suas expectativas.

Uma outra forma de analisarmos isso é percebendo qual dos discursos é mais impactante e relevante. Um discurso de uma marca ou um discurso de ex-funcionário insatisfeito com o seu desligamento da empresa? 

Esse é um assunto que requer atenção das marcas. Uma das vertentes do trabalho de Branding é organizar um plano de comunicação eficaz e rápido para gerenciar crises dentro de um negócio.

É impossível prever 100% dos “ataques” que sua marca pode sofrer, mas ignorar completamente que isso pode acontecer é um erro grave. Por isso é importante desenvolver ações e planos estratégicos de comunicação, para que sua marca tenha mais tempo de reação às novas ameaças. 

A criatividade é uma arma poderosa e você precisa criar as suas no intuito de ter um arsenal preparado para a batalha. 

Acho que você já entendeu onde queremos chegar e a pergunta que você deve estar se fazendo é: “Mas onde eu encontro pessoas que possam falar da minha marca? Quem são elas?” 

A resposta é simples. Você não encontra, você cria! É isso mesmo, você cria e agora eu vou te explicar como você pode fazer isso. 

Relacionamento

Uma das formas de criar um espaço dentro da cabeça das pessoas é sendo uma marca que cria relacionamento com o seu cliente, que está focada em ouvi-los, afinal, o primeiro passo para um bom relacionamento é saber ouvir, não é mesmo?

Marcas que recebem feedbacks tem a possibilidade de aprender com quem está envolvido, criando soluções personalizadas para os seus clientes, e assim dando o primeiro passo para fortalecer esse vínculo que queremos criar.

Crie relações contínuas e progressivas com cada pessoa que tem envolvimento com a sua marca, essas relações se fortalecem a médio e longo prazo. É importante ter em conta que as decisões tomadas hoje, refletem em um futuro próximo. 

Essa relação que a marca cria com o seu cliente pode abrir novas oportunidades para venda complementar de outros serviços ou até uma possível migração para um serviço mais completo.

Humanização

Hoje em dia as marcas devem parar de ver os seus clientes como massa e começar a enxergar que os seus clientes também buscam um tratamento afetivo em sua comunicação. Clientes já veem as marcas como amigas e não prestadoras de serviço que visam apenas oferecer um produto.

Fique atento ao inserir esse tipo de humanização, pois ela deve ser coerente e genuína. Caso você identifique que a sua marca ainda não está preparada para tal abordagem, é necessário preparar o terreno primeiro para que a sua comunicação seja sólida, caso contrário toda a sua construção vai desabar. É fácil um cliente conseguir perceber que essa proximidade não é algo real e verdadeiro.

Outro passo importante para conseguir criar e padronizar a comunicação, é inserir setores de Marketing, atendimento e vendas de uma marca.

Mas eu preciso que você entenda que essa estratégia vai além disso, é preciso ter esse conceito como um guia para as ações futuras.

Experiência

Aumentar a taxa de fidelização e lealdade para com o cliente, é o que queremos. Nos tornar prioridade para um cliente, é onde queremos chegar, afinal há muitas questões que o público coloca em xeque para decidir com quais empresas vai se relacionar. A busca por experiências de compra e relacionamento mais satisfatórias vem aumentando consideravelmente. Podemos e devemos usar isso à nosso favor.

Desenvolver experiências positivas para o seu cliente tem um grande impacto além de afetar positivamente os resultados da marca, atraindo possíveis novos potenciais clientes.

Quando você vê algo relacionado à experiência de marca, já começa a pensar em grandes investimentos, mas eu tenho uma boa notícia para você: Não é assim que funciona!

O que vai ditar o seu sucesso promovendo essas experiências, é a periodicidade e constância com que você cria suas ações.

Resumo

Portanto, marcas que criam experiências para seus clientes e seu público alvo, tendem a ganhar um espaço maior na dentro da cabeça da sua audiência. Faça disso uma rotina e você começará a implementar estratégias que visam a médio e longo prazo, rumo ao sucesso. Como eu disse anteriormente, as decisões que tomamos hoje, ditam o caminho que você quer seguir com a sua marca!

No final, tudo é sobre pessoas. Como elas evoluem e mudam seus hábitos ao longo do tempo, como elas transitam entre diferentes tribos com o passar dos anos e são essas mesmas pessoas que vão contribuir para chegarmos ainda mais longe com as nossas marcas. Uma pessoa pode influenciar um grupo imenso de pessoas e são essas “pessoas- chave” que temos que trazer para perto de nossas marcas.

Então defina seus objetivos, invista em experiências inovadoras, procure saber mais sobre o seu público, explore outros sentidos e ofereça experiências personalizadas que se adequem às pessoas. Esteja preparado para lidar com as crises e crie um plano de comunicação para os “ataques” que a sua marca pode sofrer.

Outros artigos do teu interesse

O parceiro certo para escalar eCommerce Business

Sê o Nº1. Domina o teu setor.