Os marketers bem sucedidos utilizam muitas ferramentas para acompanhar e medir a eficácia das suas campanhas de marketing digital, incluindo códigos do Urchin Tracking Module (UTM), que são trechos de código anexados ao final de um URL.
Os códigos UTM são também utilizados para identificar fontes específicas de tráfego para um website.
No mínimo, os códigos UTM incluem uma fonte (SOURCE) de tráfego, um meio (MEDIUM), e um nome de campanha (NAME). Podem também conter termos de palavras-chave e identificadores de conteúdo.
Quando usados correctamente, os códigos UTM são uma das ferramentas mais poderosas do kit de ferramentas de análise de dados.
Isto porque os códigos UTM ajudam a identificar o conteúdo de melhor desempenho com base nos seus objectivos de marketing.
Antes de começarmos com os códigos UTM, eis como se originaram os códigos UTM.
Urchin Software criou códigos UTM para utilização no seu programa Urchin de análise de estatísticas web.
A Google comprou a empresa em 2005 e lançou o Google Analytics no final do mesmo ano. Google descontinuou Urchin em 2012 e integrou códigos UTM no seu próprio software.
Sim, também fiquei 🤯 quando descobri.
Ou seja, Google Analytics + os códigos UTM permitem mergulhar mais profundamente nos dados para descobrir o conteúdo exacto que está a puxar os visitantes.
Se tens o Google Analytics ativo no teu site, então estás pronto para começar!
Se não tiveres o Google Analytics activado ou se estiveres à procura de um parceiro para te ajudar no processo de análise de dados, o Diário De Um Ambicioso é uma entidade interessante com quem deves falar (só assim naquela 😏)
Existem cinco tipos de parâmetros UTM – também referidos como etiquetas ou códigos UTM – utilizados para controlar a eficácia das campanhas de marketing digital com base em pontos de dados específicos.
É possível adicionar parâmetros UTM em qualquer ordem no final de um URL separado por um ponto de interrogação.
O Google lista a fonte da campanha, o meio de campanha e o nome da campanha como parâmetros necessários no seu próprio criador de códigos UTM
O termo da campanha e o conteúdo da campanha são parâmetros UTM opcionais.
Aqui estão os cinco parâmetros UTM reconhecidos no Google Analytics:
1. Fonte da Campanha (utm_source): Utiliza este parâmetro para identificar a fonte do teu tráfego. Pode ser um nome de website, motor de busca, ou rede social.
Exemplo: utm_source=google
2. Campanha Média (utm_medium): Utiliza este parâmetro para identificar o meio utilizado para partilhar e aceder à tua ligação. Isto pode ser e-mail, social, custo por clique (cpc), ou outro método. Nós usamos muito para Social Ads (ppc) Pay Per Click.
Exemplo: utm_medium=cpc
3. Nome da campanha (utm_campaign): Utiliza este parâmetro para identificar uma campanha ou promoção ligada à tua ligação. Este pode ser um nome de produto, tipo de venda, nome do concurso, etc.
Exemplo: utm_campaign=venda de Verão
4. Termo da campanha (utm_term): Utiliza este parâmetro para campanhas de pesquisa pagas para localizar palavras-chave relevantes baseadas em anúncios. Isto ajuda a identificar qual/quais palavras chave resultou numa visita ao site.
Exemplo: utm_term=camping-gear
5. Conteúdo da campanha (utm_content): Utiliza este parâmetro para determinar no que alguém clicou para chegar ao site quando existem múltiplas ligações apontando para o mesmo URL, tal como num e-mail ou numa página de destino com múltiplos CTAs.
Este parâmetro é também utilizado para distinguir entre anúncios que apontam para o mesmo URL. É normalmente utilizado para testes A/B e anúncios de conteúdo segmentado.
Exemplo: utm_content=cta-bottom
Podes escrever os códigos UTM manualmente sem qualquer assistência.
No entanto, o Google oferece uma ferramenta bastante bem atiçada de construção de URLs que te guia através de como criar URLs de rastreio personalizados.
Recomendo que faças um “Shorten link” ao teu URL caso o partilhes nos stories, ou num post de forma direta.
A ferramenta de construção de URLs do Google atualmente já oferece uma integração bitly que faz isso.
Aqui estão alguns exemplos de URLs para te dar uma melhor ideia de como funciona o tracking com UTM.
Cenário: Tens uma loja online que vende roupa e está para chegar a época dos saldos. Como és AMBITIOUS sabes que tens de medir tudo.
Por isso queres ter uma forma para medir quanto tráfego/vendas os teus esforços de marketing vão gerar através de Paid Search, Social Ads, e Email marketing.
Primeiro, vais querer criar um Tracking URL para uma campanha de CPC do Google. Isto para promover uma Landing Page de vendas a comunicar os saldos, focada na Key Word “Saldos Nike”.
O teu Tracking URL poderá ser algo como:
www.example.com/page?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=saldos&utm_term=saldos-nike
Exactamente a mesma situação mas desta vez estás a puxar tráfego através do facebook e instagram.
O teu Tracking URL poderá ser algo como:
www.example.com/page?utm_source=facebook&utm_medium=ppc&utm_campaign=saldos-nike
Contudo, no nosso curso Power Facebook Ads eu ensino-te um passo à frente de forma a que todos os UTMs sejam dinâmicos, mais simples de criar/gerir, mais assertivos e inteligentes.
Vamos acreditar que é necessário medir o tráfego gerado a partir de um e-mail promocional que inclui três ligações – um logótipo, uma imagem e um botão CTA (call to action) laranja – direcionando os utilizadores para a página de destino da venda.
O teu Tracking URL poderá ser algo como:
Muitas vezes, como “source” nós usamos o nome da própria lista de onde está a sair o email. Mas fica ao teu critério.
Depois de teres criado os Tracking URLs e de os teres partilhado, o Google Analytics vai começar a recolher informação automaticamente.
Podes aceder a estas estatísticas nos seus relatórios.
Segue este passo a passo para veres os teus UTM em acção no Google Analytics:
O UTM tracking ajuda-te a determinar quais das tuas campanhas de marketing digital são bem sucedidas.
Isto permite-te desenvolver campanhas eficazes e deixar de perder tempo com campanhas ineficazes.
No entanto, o rastreio UTM não é uma ciência exacta.
A coerência é importante. E é fácil ficar sobrecarregado com a criação de demasiados códigos UTM ou repetitivos. Portanto, mantém isso simples!
No Diário De Um Ambicioso temos a seguinte máxima => 1º o necessário depois o possível. 1 > 0.
===
fonte: https://bit.ly/3izCwAz
We are responsible for creating an environment that favors innovation, which creates connections that stimulate interaction between different agents for the emergence of innovative ideas for digital businesses.